A importância da emoção na comunicação
Muito se fala sobre a importância da comunicação e o processo da mesma para o desenvolvimento das relações interpessoais. No entanto, atrevo-me a dizer que, o tempo que dedicamos a desenvolver estas competências é realmente muito escasso. Para além de escasso, normalmente acaba por ser através de formações pouco práticas e muito empíricas, cognitivas e onde quase sempre falamos mais do que ouvimos.
Tenho neste momento a consciência que quanto mais sei sobre a matéria, mais me interesso em desenvolver essas competências pois realizo que a prática é cada vez mais importante para a assimilação de novas competências e a emoção que daí resulta acaba por ser o tónico que alimenta o nosso espírito criativo.
Através da Programação Neuro Linguística, pude sentir de novo o peso da importância dos sentidos, pude observar as fronteiras do conhecimento e ainda escutar as cadências de uma comunicação de excelência. São todos estes elementos, aliados à prática que justificam a emoção que se sente quando se aprende.
A emoção faz perdurar o conhecimento e fomenta o interesse das pessoas pelas matérias, mas por detrás dela existem estratégias, sendo uma delas, as histórias que ilustram cada exemplo do que se pretende comunicar. Através das histórias, podemos estimular o interesse e criar novas emoções que irão decisivamente contribuir para o sucesso de todo o processo de comunicação que se estabelece entre duas ou mais pessoas.
Comunicar é acima de tudo uma arte, onde a pessoa deve estar preparada para dar tudo o que tem antes de receber o aquilo que merece.
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
0 comentários :