Saber Apreender II

Lembra-se ainda de  como foi aprender a andar? Observando os bébés podemos imaginar, o que todos passamos na vida.   Ao aprendermos essa competência, todos passamos por várias etapas. A primeira das quais é  FASE da  insconsciência incompetente. Não temos  sequer consciência de que não sabemos. Ao tentarmos andar, pura e simplesmente caímos. E é constante, essa situação. Queremos fazer algo sem termos as ferramentas todas necessárias…

Ao fim de muitas quedas, tomamos consciência de que afinal somos incompetentes, é a fase da consciência incompetente, a fase em que não dominamos as competências necessárias para podermos andar e realmente não sabemos andar. E esta é uma fase muito importante, pois é o momento de todas as dúvidas. É um momento de desorientação. Em que nos questionamos se realmente seremos capazes de o fazer. É aqui que saímos da nossa zona de conforto, e a aprendizagem acontece.

Quando saímos da nossa zona de conforto o nosso cérebro aprende mais rapidamente. Por isso, da próxima vez que tiver dificuldade em executar uma determinada tarefa, não se preocupe muito. Divirta-se. Descontraia-se. Afinal de contas, é neste momento que tudo acontece…  Já reparou que as grandes ideias e as grandes descobertas do mundo, aconteceram sempre quando o autor da proeza, ou descansava, ou dormia, ou estava num momento de relaxamento?

Voltando de novo ao processo de aprendizagem para saber a andar,  mais atentos vamos observando melhor, depois de sentir todas as quedas que demos, ouvindo os incentivos dos nosso pais, até que a auto-estima nos enche o peito,  realizamos algo digno de registo. Passamos então pela fase da consciência competente. Temos consciência de como se anda e podemos/sabemos como fazê-lo. Com muita atenção é certo, e com muitos incentivos à mistura, vamos evoluindo, passo a passo, rumo à última fase, dainconsciência competente. A fase em que já andamos e nem sequer pensamos, como o fazemos. Pura e simplesmente, andamos. Entramos em modo automático. Já nem sequer temos de estar conscientes dos movimentos que fazemos, para passo a passo, executarmos a nossa competência: o de saber andar.

Saber Aprender significa então, uma tomada de consciência do funcionamento dos mecanismos da mente. Significa perceber que para aprender, há sempre um momento de desorientação. Em que não percebemos muitas coisas, mas com a certeza de que, se quisermos, somos capazes de o fazer. Que a experiência faz o hábito, como diz o ditado popular, todos nós já ouvimos dizer. E é certo. Sentimos isso diariamente nas mais diversas situações. Ouvimos muitas vezes os nosso pais dizerem ao longo da vida

Teoria sem prática diária, significa ZERO. Teoria sem experiência de vida, representa ZERO. Só podemos evoluir, quando passamos à prática. Quanto mais praticarmos, mais aprendemos.

Quanto mais aprendemos, mais ganhamos, mais somos capazes de comunicar com eficácia, mais somos capazes de liderar.

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