Saber Aprender a Aprender I - Autodesenvolvimento
Saber Aprender a Aprender - Autodesenvolvimento
Saber Aprender é muito simples. Depende apenas de si. Depende da sua vontade em querer desaprender, para poder aprender de novo. Já ouviu dizer que burro velho não aprende línguas? Pois é, nem sempre os ditados populares estão certos. Também já deve ter ouvido dizer que “Burro velho quer palha nova!”
Mas, na verdade, a realidade é apenas a sua realidade. A forma como interpreta a realidade, condiciona a sua comunicação e o seu desempenho. Podemos usar a comunicação para descrever a nossa realidade ou podemos usar a comunicação para criar a nossa realidade.
Já viu que tudo o que existe na sua realidade, existiu primeiro em pensamento e só depois é que apareceu o objecto ou o facto propriamente dito? Tem essa consciência? Já observou e sentiu isso na realidade?
Para saber Aprender, temos de cultivar uma filosofia de vida, de humildade e de flexibilidade de pensamentos. Ao desenvolvemos essa humildade e flexibilidade, damos os primeiros passos para Saber Aprender com eficácia.
Significa, entender a formação contínua ao longo da vida como um instrumento fundamental de desenvolvimento pessoal. Significa, sentir o poder do conhecimento no que fazemos de forma competente. Trata-se por isso, de um primeiro passo para a tomada de consciência da máxima “só sei que nada sei”. É que, num mundo em constante mudança e voraz na criação do conhecimento, cego é “aquele que não quer ver” esta realidade.
Que o segredo está, em estarmos disponíveis, para aprender todos os dias.
Com a atitude humilde que nos leva a ter uma mente aberta e disponível, estamos mais receptivos aos avanços tecnológicos e aos avanços das neurociências que ditam as novas orientações de aprendizagem.
Outra questão de elevada importância, é conhecer como funciona o nosso cérebro. Quem souber maximizar a sua competência para aprender, desenvolvendo a sua consciência, mais facilmente será capaz de Aprender a Aprender. É isto que nos vai trazer o que procuramos na vida. Sejam eles bens materiais ou outros valores imateriais que procuramos na vida.
Saber, Aprender a Aprender, parece até uma brincadeira de palavras, e digo-vos, que é mesmo isso! É esta a atitude certa para a aprendizagem. É na brincadeira e nos momentos lúdicos que a nossa mente mais evolui.
E não é por acaso que isso acontece. Estamos a falar de como o cérebro funciona. Estamos a falar de Neurociências. Estamos a falar de conhecimento actual, factual, pertinente e imprescindível.
H. Fox
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
0 comentários :